top of page

Abrir as suas Ostras

por Ostra em Casa, quinta-feira, 8 de julho de 2021 17:14






As ostras são bivalves, possuem, por conseguinte, duas valvas (a concha que cobre a ostra) a inferior é concava e aloja o corpo (parte edível) e a superior serve de proteção. As duas valvas são fortemente unidas por uma estrutura muscular (musculo adutor).



Para iniciar o processo de abertura, prepare-se colocando uma luva (de proteção anti cortante ou pelo menos grossa) ou um pano para proteger as mãos e uma faca própria para abrir ostras.



Na junção das conchas (designada umbo) é o local onde introduz a faca, efetuando a pressão necessária para que a mesma fique presa, aplicando-se um pequeno movimento de torção para um lado e para o outro, aplique então o movimento de alavanca que elevará a “tampa” da ostra. Deixe sair à vontade a primeira água que está dentro da concha. Seguidamente, introduza a faca lateralmente para cortar o musculo adutor que une a ostra à “tampa”, limpe os pequenos resíduos de concha que se tenham soltado. Agora, se quiser efetuar um trabalho “perfeito”, corte com a faca o musculo adutor que une o corpo da ostra à parte debaixo da concha (parte côncava) e o corpo da ostra ficará completamente solto. Vire a parte debaixo para cima e verá que o especto visual é muito mais agradável. Ao efetuar esta operação, tenha cuidado em não perder agora nenhum líquido



E pronto, a sua ostra está pronta a comer, ou ao natural, ou se quiser deixando cair umas gotas de limão. Leve a ostra à boca, com o líquido que se manteve na concha e mastigue lentamente para sentir a textura e a complementaridade do doce do salgado deste manjar. Acompanhe com um vinho branco ou espumante, preferencialmente da Região da Bairrada.

Commentaires


bottom of page